domingo, 21 de agosto de 2011

Museu de Anatomia Patológica

Nós integrantes da LAPA ajudaremos no processo de ampliação do Museu de Anatomia Patológica, um acervo iniciado ainda na época de Luigi Bogliolo. A idéia é ampliar para melhor atender aos nossos visitantes. Leia mais em: http://www.medicina.ufmg.br/noticias/?p=21915

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Processo Seletivo 2011

Se você ficou interessado em participar de nossa liga esta é a oportunidade. Está oficialmente aberto o nosso primeiro processo seletivo. Será no próximo dia 22. Entre no link abaixo, clique em download now, espere os 20 segundos exigidos e baixe o edital.

http://www.4shared.com/document/UPEZnZ9O/EDITAL_DEFINITIVO.html 


 Boa sorte a todos !!

A liga...


A Liga Acadêmica de Patologia (LAPA), mesmo com pouco tempo de fundação, tem desenvolvido diversas atividades que visam o desenvolvimento acadêmico e social de seus integrantes.
No fim de 2010, como atividade inicial, foi realizada uma campanha de arrecadação de brinquedos, a fim de abastecer a brinquedoteca do Hospital das Clínicas. O resultado foi um sucesso, com a coleta de mais de 100 itens.
Atualmente, a LAPA está desenvolvendo diversos outros projetos, dentre eles a criação de um museu de peças anatomopatológicas, além de uma campanha incentivando a política de prevenção do câncer de colo uterino e apresentações de sessões anatomoclínicas.
O museu, idéia nascida no departamento de anatomia patológica, pretende ser a contribuição da LAPA para o centenário da Faculdade de Medicina. Nele serão expostas peças de grande qualidade produzidas pelo professor Bogliolo.
A campanha de incentivo à política de prevenção do câncer de colo uterino está em desenvolvimento e pretende, por meio de ações sociais diretas, promover um aumento da consciência feminina quanto à necessidade de se realizar, periodicamente, o Exame de Papanicolaou. Cabe ressaltar que essa atividade será realizada em âmbito municipal, focando Belo Horizonte e região metropolitana.
As sessões anatomoclínicas são um dos destaques da LAPA. Nessa atividade, um pequeno grupo de alunos apresenta um caso clínico, ressaltando aspectos semiológicos e patológicos. Nessas reuniões, professores são convidados e contribuem para o desenvolvimento e debate dos aspectos mais interessantes dos casos.
Hoje, a LAPA atua com 14 integrantes que atuaram, no primeiro semestre de existência da Liga, implementando projetos. A abertura de um processo seletivo vem reforçar o crescimento da LAPA como um grupo forte, disposto a fazer a diferença, academicamente e socialmente, integrando universidade e sociedade.
 

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Arrecadação de brinquedos para o HC

Na primeira campanha de natal realizada pela LAPA, realizada em novembro/dezembro, já conseguimos arrecadar cento e dez brinquedos, em sua grande maioria novos, para a brinquedoteca do Hospital das Clínicas (HC). Um dos principais objetivos foi cumprido: suprir a carência de brinquedos para a primeira infância(bebês).




Leia mais em:   http://www.medicina.ufmg.br/noticias/?p=16087
                        http://www.ufmg.br/online/arquivos/017769.shtml