A Liga Acadêmica de Patologia (LAPA), mesmo com pouco tempo de fundação, tem desenvolvido diversas atividades que visam o desenvolvimento acadêmico e social de seus integrantes.
No fim de 2010, como atividade inicial, foi realizada uma campanha de arrecadação de brinquedos, a fim de abastecer a brinquedoteca do Hospital das Clínicas. O resultado foi um sucesso, com a coleta de mais de 100 itens.
Atualmente, a LAPA está desenvolvendo diversos outros projetos, dentre eles a criação de um museu de peças anatomopatológicas, além de uma campanha incentivando a política de prevenção do câncer de colo uterino e apresentações de sessões anatomoclínicas.
O museu, idéia nascida no departamento de anatomia patológica, pretende ser a contribuição da LAPA para o centenário da Faculdade de Medicina. Nele serão expostas peças de grande qualidade produzidas pelo professor Bogliolo.
A campanha de incentivo à política de prevenção do câncer de colo uterino está em desenvolvimento e pretende, por meio de ações sociais diretas, promover um aumento da consciência feminina quanto à necessidade de se realizar, periodicamente, o Exame de Papanicolaou. Cabe ressaltar que essa atividade será realizada em âmbito municipal, focando Belo Horizonte e região metropolitana.
As sessões anatomoclínicas são um dos destaques da LAPA. Nessa atividade, um pequeno grupo de alunos apresenta um caso clínico, ressaltando aspectos semiológicos e patológicos. Nessas reuniões, professores são convidados e contribuem para o desenvolvimento e debate dos aspectos mais interessantes dos casos.
Hoje, a LAPA atua com 14 integrantes que atuaram, no primeiro semestre de existência da Liga, implementando projetos. A abertura de um processo seletivo vem reforçar o crescimento da LAPA como um grupo forte, disposto a fazer a diferença, academicamente e socialmente, integrando universidade e sociedade.